Cuidados e Instruções de Uso
1. Utilitários
Higienização: A estética de esmaltação das peças desenvolvidas no ateliê é a parcial, onde a parte interna é toda impermeabilizada com o esmalte e a externa depende de casa peça, umas são rústicas (não vão esmalte) e outras são esmaltadas (impermeabilizadas), mas não totalmente.
Por mais que a cerâmica, mesmo sem o esmalte, possua baixa absorção, não é recomendado que a exponha em grandes períodos de tempo a uma umidade excessiva dentro de uma pia, e a componentes oleosos que possivelmente possam manchá-las no local de contato, além de possivelmente acumular fungos com o tempo.
Sempre seque suas peças após a lavagem e as mantenha em local seco para evitar acúmulo de fungos. Caso ocorrer algo parecido, para sua higienização, aqueça sua peça no forno por 30 minutos a 200°C e a deixe resfriar dentro do forno. Após resfriamento, continuar com os cuidados indicados.
A cerâmica, por mais resistente que possa ser, é quebrável. Mas se cuidar de suas peças higienizando atenciosamente, evitando o excesso de produtos químicos e uso constante no forno ou o uso em chama direta (que jamais deve ser feito), suas peças irão acompanhar sua história e a de novas gerações.
Indicações de uso: Podem ser aquecidas no forno convencional e elétrico, porém jamais em contato com à chama direta. Suportam o uso em micro-ondas e lava-louças.
Para evitar quebras, trate suas peças como uma tigela de vidro, com cuidado, e portanto também, sem exposições ao choque térmico.
Evite pesos extremos sobre a peça para não forçá-las à quebra.
2. Decorativos
Higienização: é importante salientar que a peça não deve ser exposta a umidade excessiva nem a componentes oleosos para não manchá-las.
Para a limpeza utilizar um pano seco, espanador ou somente um banho de água para retirar a poeira acumulada. Caso utilizar uma peça cerâmica decorativa com alimento líquido ou pastoso, para seu higiene utilizar água e bucha com o lado macio para limpeza.
Indicações de uso: Somente como decoração